logo RCN
Cidades

São João do Itaperiú suspende aulas em Creche por surto da síndrome Mão-Pé-Boca

  • RCN -

Noventa crianças estudam na unidade, das quais ao menos 11 - de turmas diferentes - apresentaram os principais sintomas da doença.

As aulas no Centro de Educação Infantil Eliane Kuszkowski, na cidade de São João do Itaperiú, foram suspensas por conta de um surto viral da síndrome Mão-Pé-Boca. As atividades devem ser retomadas em sete dias, período que corresponde ao término da incubação do vírus e que também será utilizado para higienização das salas.

A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira, 27, pela assessoria de imprensa da Prefeitura. Noventa crianças estudam na unidade, das quais ao menos 11 - de turmas diferentes -  apresentaram os principais sintomas da síndrome.

A SÍNDROME

A síndrome de Mão-Pé-Boca é uma infecção de origem viral, sendo causada por diversos enterovírus, principalmente o Coxsackie. Costuma acontecer na forma de surtos, acometendo principalmente crianças que frequentam creches e escolas, principalmente os menores de 5 anos, e nos meses de primavera e verão, mas também podendo causar doença raramente em adultos. A transmissão se dá pelo contato fecal-oral e também com secreções respiratórias, sendo o período de incubação usual de 3-7 dias.

O quadro clássico é descrito como uma doença febril autolimitada, acompanhada de mal-estar, úlceras orais (causando dor na boca ou garganta) e um exantema vesicular em mãos e pés. A febre e o mal-estar iniciam-se antes, sendo normalmente baixa e que se resolve em 48 horas. As lesões dolorosas na cavidade oral aparecem depois de dois dias do início da febre e são normalmente encontradas em língua, palato e mucosa bucal.

  O tratamento inclui medidas de suporte que são orientadas para todos os pacientes com doenças virais: repouso, alimentação leve e boa ingestão de líquidos. A febre deve ser controlada com o antitérmico prescrito pelo pediatra. Além disso é importante informar aos familiares que a virose é autolimitada, ou seja, tem regressão espontânea.(RCN)

SFS: UFSC e comunidade sugerem criação de Refúgio de Vida Silvestre no Distrito do Saí Anterior

SFS: UFSC e comunidade sugerem criação de Refúgio de Vida Silvestre no Distrito do Saí

São Francisco do Sul tem estação meteorológica automática Próximo

São Francisco do Sul tem estação meteorológica automática

Deixe seu comentário